sexta-feira, 9 de maio de 2014

Série comida na Noruega episódio 2

Geladeira da escola
O conceito de almoço na Noruega não lembra nada o conceito brasileiro da palavra. Enquanto no Brasil come-se quase sempre um prato quente, frequentemente composto de arroz, feijão ou massa, uma carne e uma salada, aqui o almoço é praticamente uma repetição do café-da-manhã. Mas, como eu não gosto de generalizar, posso dizer que muita gente farta da mesmice gosta de variar por aqui. Por exemplo, ao abrir a geladeira da cozinha dos professores vemos manteiga, queijos, geleia, muito iogurte, frios, ovos, etc. Os embrulhinhos brancos que vemos na última prateleira são os famosos matpakker, sobre os quais escrevi nesta postagem aqui. A minha conclusão é de que no meu local de trabalho a maioria continua fiel ao matpakke, mas às vezes vejo gente requentando restos do jantar no forno de microondas. Hoje mesmo uma colega sueca estava degustando sopa de salmão. Como não há supermercados muito perto da escola, temos que levar nossa comida de casa para não passar fome. Mas, frutas sempre há.


Cenouras e maçãs
 O que eu geralmente costumo comer de almoço é knekkebrød com alguma coisa, por exemplo, queijo cremoso com kani, patê de atum, geleia. Levo também um iogurte para os dias mais longos quando tenho reunião, duas vezes por semana. Mas, ao voltar para casa fico com aquela sensação de que não me alimentei o suficiente para aguentar até o jantar. 
Um de meus almoços no trabalho
Cupcakes
Algo que vejo tanto como bom e não tão bom é que os alunos de economia doméstica frequentemente levam os pratos que preparam para a sala dos professores. Algumas coisas são saudáveis, mas a maioria não. Alguns exemplos:

Comida típica da Lapônia feita pelos alunos de economia doméstica


Nos finais de semana eu não tolero a mesma comida que almoço quando estou no trabalho. Gosto de fazer outras coisas, como mingau, ovos, salmão, etc.


Bolo comprado pelo diretor para comemorar um acontecimento

Quanto ao horário de almoço, eu tenho somente 15 minutos, geralmente entre 11hs30 min e 11hs45min. Todos os professores têm que trabalhar como inspetores durante o recreio quase todos os dias, então sobra muito pouco tempo para almoçar com calma. Temos uma sala para almoçar, mas quando tenho que trabalhar durante o horário de almoço tenho que levar o almoço para o escritório. Às sextas-feiras há a tradicional rifa de vinhos. Compramos números da rifa à 5 coroas cada e pouco antes do meio-dia sorteiam geralmente duas garrafas de vinho, um tinto e um branco.






O aspik é muito popular
na época de Natal
Um prato bem diferente que eu fiz para o meu marido levar de almoço é o aspik, também conhecido como Cabaret. Trata-se de uma salada composta de peixe, camarões, legumes e ovos cozidos que se coloca em uma forma de pudim, para no final cobrir com gelatina com sabor de caldo de carne ou legumes e levar para gelar. Como eu não gosto de aspik (gelatina salgada para mim não dá), o marido teve que comer o prato sozinho durante muitas semanas, e acabou, claro, enjoando.

8 comentários:

  1. Boa noite, Raquel!
    Adoro conhecer estas diferenças culturais!
    Gostei de saber que as pessoas aproveitam parte do jantar para degustar no almoço. Eu fiz muito disto desde mocinha, quando levava marmita ao trabalho: arroz, feijão, uma carne ou ovo frito e refogados, com fruta de sobremesa. Antes do advento do micro-ondas, tudo era esquentado numa forma sobre o fogão, em banho-maria.

    Grande abraço, e até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro bem do banho maria, usávamos muito em casa também. Aqui chama-se vannbad e usa-se mais para derreter chocolate, hehe.

      Excluir
  2. Raquel!

    Primeiramente, parabéns pela sua "aventura" e coragem!

    Eu estava procurando Brasileiros em diversos países e me de parei com seu Blog.

    Eu amo o Brasil e tudo o que temos por aqui mas, infelizmente muitas coisas não estão de acordo com o nosso pais. Tenho algumas duvidas sobre a vida ai, acabei de achar o seu blog e vou ler, mas, antes de mais nada vou fazer umas perguntas se der responda OK?

    Bom, eu tenho cidadania Espanhola e pelo que sei posso morar em qualquer lugar da união Europeia sem "complicações de visto". Eu teria a mesma vantagem se mudasse para a Noruega?

    Você recomendaria um profissional de T.I. ir morar por essas "bandas"?

    Quais as principais atividades de sua cidade, existem muitos empregos base?

    É possível "viver" (pagar contas, sair as vezes e se alimentar e morar legal) com um emprego base? (base quero dizer simples).

    Quando você decidiu ir para a Noruega? Eles são receptivos com Estrangeiros?

    A vontade que tenho é de morar em algum lugar da Europa onde a Crise não esteja tão ruim. Existe tal lugar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Sugiro que você procure postagens neste blog sobre os temas dos quais perguntou, seu que escrevi sobre tudo isso.

      Excluir
  3. Menina, que almoco corrido, eu não conseguiria.
    No meu trabalho temos cantina, eh servido comida quente uma vez na semana, infelizmente, eu gostaria que fosse todo dia, pois isso de salada e frios, com pão, nao me sustenta por muito tempo. Quem sabe um dia...
    Bom que você vai ter uma colega brasileira, assim espero que seja bom.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O diretor quer implementar comida quente aqui, mas acho que vai demorar. A vantagem é que com pouco tempo, não como tanto, e costumo comer coisas que não engordam muito no trabalho e capricho mais nos jantares. Às vezes me permito até sobremesa em dia de semana.

      Excluir
  4. Raquel, voce sente falta da hora de almoço brasileira, do modo que ela é feita?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ficaria muito sonolenta se comesse um almoço brasileiro aqui e seria difícil trabalhar mais duas, três horas com o mesmo empenho e concentração. Eu percebo que comer peixe no almoço me dá muita energia e me mantém concentrada, então não sinto falta de almoço brasileiro.

      Excluir