domingo, 20 de abril de 2014

Férias de Páscoa

Li o livro em seu idioma original
Hoje é domingo de Páscoa (Feliz Páscoa, ou God Påske, como dizem por aqui!) e eu estou chegando ao final de minhas férias de Páscoa - 10 dias de folga. Na Noruega, os feriados oficiais de Páscoa são a quinta-feira santa (Skjærtorsdag), a sexta-feira santa (Langfredag), o Domingo de Páscoa (Påskesøndag) e a segunda-feira de Páscoa (Andre Påskedag). Mas, alunos e professores tiram a semana inteira de folga. Meu marido felizmente conseguiu folga à partir da terça-feira, então tivemos muito tempo livre. E desta vez meu tempo foi realmente livre, pois, ano passado a minha Páscoa inteira se resumiu a escrever trabalhos para a faculdade e estudar para as provas. Eu usei boa parte do tempo para ler um livro excelente chamado A assinatura de todas as coisas, de Elizabeth Gilbert. Nunca antes eu havia lido um livro de 500 páginas tão rápido. Eu já havia lido o livro mais famoso de Gilbert, Comer, Rezar e Amar e este novo livro não me decepcionou. O próximo livro da fila é O Mundo de Sofia, que ganhei de aniversário do meu marido ano passado e ainda não li! Ele, aliás, leu o livro antes de mim. Falando em bons livros, que tristeza saber sobre o falecimento de Gabriel García Márquez. Li duas de suas maiores obras - Crônica de uma morte anunciada e Amor nos Tempos do Cólera. Agora quero ler Cem Anos de Solidão.

Meus livros de francês
Usei um pouco do tempo livre para comecar a aprender francês! Eu nunca pensei que iria ter disposição para aprender um novo idioma depois que aprendi norueguês e espanhol, mas visitei Paris em 2011 e simplesmente me apaixonei tanto pela cidade que prometi voltar. Como boa parte dos franceses ou não fala, ou se nega a falar inglês com os turistas, senti a necessidade de aprender o idioma antes de retornar para poder adquirir mais experiências novas no país. Tenho até uma colega de estudos norueguesa. Já aprendi muitas palavras e gramática, vou tentar manter a frequência e estudar semanalmente.

O bom da chegada Páscoa é que agora o tempo vai voar até as férias de verão. Em breve haverá outro feriado, o primeiro de maio, uma quinta-feira (vou trabalhar na sexta, aqui não há a cultura de emendar feriados). O 17 de maio, feriado nacional da Noruega cairá em um sábado, mas, em seguida, dia 29 de maio (uma quinta-feira), é o feriado da ascensão de Cristo. E segunda-feira, dia 9 de junho, é o segundo dia de Pentecostes. Minhas férias de verão começam dia 21 de junho. Quase daqui a exatos dois meses.

2 comentários:

  1. Oi Raquel! Aqui ainda estamos no feriado prolongado, hoje 21 de Abril dia de Tiradentes. Mas já vi que o feriado norueguês foi bem maior, né? Bom para descansar e colocar as coisas em dia.
    Livros sempre são bem-vindos, já li de Graciliano Ramos a Hans C. Andersen, e li o Diário de Anne Frank há algum tempo e a narrativa é simples, mas marcante... e agora estou tentando aperfeiçoar o inglês e aprender um outro idioma também. Estudei espanhol na faculdade e também um pouco de alemão, que por motivos pessoais, tive que desistir, mas ainda tenho o desejo de aprender. Afinal nunca é tarde, né? Abraços e boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Raquel!
    Espero que tenha aproveitado bem as férias de páscoa... fiquei me lembrando de quando vocês acamparam pela Noruega afora. Lembra que aventura?
    Logo virão as férias de fato,
    Um abraço e até breve.

    ResponderExcluir