sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Cuidando da saúde e da silhueta

Com tempo de sobra para dedicar a mim mesma, tomei uma atitude que deveria ter tomado há tempos mas que, por causa da vida agitada de estudos e trabalho, não conseguia colocar em prática. Desde que cheguei à Noruega em 2006, engordei alguns quilos. Tantas comidinhas novas para provar, falta de tempo e de força de vontade para fazer exercícios físicos regularmente, sem falar do frio e das ruas escorregadias que tiram a coragem de sair de casa para fazer uma longa caminhada regularmente. Em janeiro deste ano eu já havia começado com uma nova rotina e ia à academia pelo menos duas vezes por semana. Deu certo, mas na parte de alimentação eu ainda não estava muito disciplinada.

Até que, conversando com uma amiga fiquei sabendo de uma dieta muito popular chamada Dukan. Li o livro do médico idealizador da dieta. Há quase 20 dias eu e meu marido estamos seguindo a dieta à risca e já vemos resultados nas roupas que ficam mais folgadas. Não passamos fome e variamos bem o cardápio para não enjoar. Há centenas de receitas na internet. A dieta baseia-se na ausência quase que total de carboidratos e açúcares. Frutas, por incrível que pareça, estão proibidas nas primeiras fases da dieta, por causa da presença de açúcar (frutose). Algumas coisas que eu nunca havia experimentado e que tive que incorporar à minha rotina alimentar são o farelo de aveia, o farelo de trigo, a semente de chia, o cacau puro em pó. Tem ainda a Goji berry* e o macarrão japonês shirataki que eu ainda não encontrei para comprar. Arroz, feijão, batata e massas estão terminantemente proibidos. Estamos fazendo caminhadas diárias e estamos nos sentindo muito bem. Quando voltarmos à Noruega estaremos entrando na terceira fase da dieta, em que mais alimentos serão liberados.

O livro que explica como fazer a dieta chama-se Eu não consigo emagrecer. Há um site com informações, fórum de debates e receitas aqui. No You Tube há depoimentos de várias pessoas que fizeram ou estão fazendo a dieta e conseguiram emagrecer. Motivação é o que não falta.

* Dia 11 de outubro encontrei as goji berries. São um pouco caras, mas devem ser consumidas em pequenas quantidades. Deliciosas!

7 comentários:

  1. Oi, Raquel!
    Eu já ouvi falar numa dieta sem frutose no início... pode ser a mesma. Motivação e disciplina são mesmo as palavras-chave. Praticar a dois já é meio caminho andado.
    Eu tenho problemas na ingestão de água, me pego atacando as frutas por sede e não por fome, o que não é certo.

    Desejo ótimos resultados aos dois!
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristina!
      Percebo que esta dieta é uma reeducação alimentar, estou gostando muito. Sinto muita falta de sucos de fruta, mas por enquanto vai o de pozinho mesmo.
      Abraços!

      Excluir
  2. Olá, estou pensando em fazer um intercambio pelo programa ciencia sem fronteiras e gostaria de saber se brasileiros sao bem recebidos entre os jovens e se com a bolsa (800 euros) é possivel viver tranquilamente. Outra duvida é em relaçao ao idioma, todos ai fala ingles ou acham ruim conversar em ingles. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Se esses 800 euros (cerca de 6500 coroas) forem utilizados exclusivamente para despesas pessoais e você for morar e comer de graça residindo na casa de uma família norueguesa, eu creio que você conseguirá se manter sim. Nem todos falam inglês ou gostam de se comunicar em inglês, se você quiser se integrar na sociedade deverá aprender o norueguês básico. Sobre a recepção de brasileiros entre estudantes, eu realmente não sei responder, eu sugiro que você se informe entre estudantes que já estão na Noruega. Boa sorte!

      Excluir
  3. Boa tarde, sou nutricionista e queria apenas deixar umas dicas. Uma dieta equilibrada deve ser possível de fazer o resto da vida, evite "proibir" alimentos e também não restrinja os hidratos de carbono, reduza-os apenas. Depois de 1-2 meses a fazer essa restrição vai provocar uma baixa de metabolismo e assim que começar a ingerir algum tipo de hidrato de carbono (simples ou integrais) vai aumentar o peso e pode ainda ganhar mais do que antes (efeito iô-iô).
    De resto, ótimas sugestões e o que interessa, mais que tudo é variedade e equílibrio. Felicidades e sucesso =).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      A dieta Dukan é exatamente isso, uma dieta para toda a vida. Ela é dividida em quatro fases e eu a vejo mais como uma reeducação alimentar do que como uma dieta. Vou escrever uma postagem sobre essa dieta com detalhes, obrigada pelas dicas interessantes!

      Excluir