sexta-feira, 16 de março de 2012

Quase acabando

Esta semana que está acabando tive provas na faculdade. Segunda tive prova de didática de inglés de manhã e prova de pedagogia de tarde. Na terça tive prova de didática de línguas estrangeiras de manhã e de tarde tive somente aula de pedagogia. Na quarta e na quinta tive somente aulas. Dá um alívio não ter mais que se preocupar com isso. Ainda não sei os resultados, mas estou confiante de que me saí bem, vamos ver. Fiquei sabendo que em nossa próxima reunião em maio vamos participar de um projeto que se chama "Escola ao ar livre". Vamos ter que ir a uma floresta longe de tudo e de todos e preparar atividades ao ar livre para alunos de 5ª à 7ª série em todas as matérias (no meu caso espanhol e inglês). Um belo de um desafio, mas eu o aceitei de bom grado. Alguns colegas, pelo contrário, começaram a resmungar quando escutaram a notícia. Eu fiquei chocada em ver o quanto algumas pessoas podem ser tão negativas e destrutivas. Eu vejo isso aliás no meu dia-a-dia como professora também. Qualquer sugestão de uma projeto novo é recebida com pedradas. Não é à toa que a motivação da criançada para aprender anda em baixa. Não posso afirmar que minha profissão é um mar de rosas, mas encarar tudo com pessimismo definitivamente não ajuda. 

Agora, tenho que escrever um trabalho de inglês que deve ter entre 7 e 10 páginas. Já reuni todo o material teórico que preciso e vou fazer de tudo para terminá-lo em uma semana, pois na última semana do mês quero dedicar-me somente aos preparativos para nossa viagem de férias de Páscoa. Vai ser uma maravilha poder fugir da rotina e saber que todas as obrigações estão cumpridas. Depois da Páscoa o tempo passará voando, os dias vão ficando cada vez mais claros e a primavera começa a dar o ar de sua graça por esses lados.
Os namoradinhos de madeira Knerten e Karoline

No final de semana passado aqui em Trondheim presenciamos uma cena digna de filme enquanto estávamos, aliás, à caminho do cinema. Várias viaturas de polícia e várias pessoas sendo algemadas e imobilizadas no chão. Mais tarde ficamos sabendo que a polícia havia sido chamada para conter uma passeata de um grupo neo-nazista formado predominantemente por suecos. Há um vídeo do momento em que a polícia chegou neste link aqui. Me assusta saber que existem pessoas cruzando o meu caminho aqui na cidade que são extremamente racistas e ainda por cima violentas. Pela primeira vez depois de cinco anos aqui vejo a possibilidade de sentir na pele a intolerância contra imigrantes. Espero que esse grupo se dissolva e que ninguém seja alvo de palavras ofensivas e ataques racistas. Parece que algo mudou por aqui depois dos ataques terroristas de 22 de julho. O país ficou mais violento, se ouvem notícias de crimes violentos quase todos os dias (no Brasil infelizmente isso é normal, mas aqui não era, não) e agora esses racistas.

Agradeço muito as felicitações em razão de meu aniversário de casamento. Não fizemos nada de especial para comemorar, mas minha sogra nos deu um presente. Um bonequinho do Knerten e de sua namorada, Karoline. Nós gostamos dos bonequinhos, mas não havíamos entendido o porquê do presente até ela nos explicar. O Knerten é um galhinho de árvore falante, e como fizemos bodas de madeira, a sogrinha achou o Knerten um presente perfeito. Muito creativo.

Bom, agora tenho que voltar pro meu trabalho de inglês.

Errata 23/3: A namorada do Knerten se chama Karoline, e no Josefine como eu havia escrito antes. Retificação feita.  

5 comentários:

  1. Presente mimoso! Boa sorte nas provas e boas ferias de pascoa... Beijos !

    ResponderExcluir
  2. engracado saber que mesmo na Noruega, os professores reclamam de projetos novos. Imagino que aqui as pessoas cheguem na hora, que vai ter onibus pra levar todo mundo, que todos terao lanchinhos, material didatico super bacana etc etc... bem diferente da realidade escolar do brasil. Pena saber da mà vontade dos professores aqui. Serà que è por excesso de tradicao... nåo querer mudar nada...?
    Que chato, espero que seja legal e os alunos pesquem a oportunidade!
    Sorte!

    ResponderExcluir
  3. Glenda, um dia vou escrever uma postagem comparando a escola onde trabalho com a escola pública onde estudei no Brasil...aqui, muita gente reclama "de barriga cheia"...Obrigada por comentar!

    ResponderExcluir
  4. Oi Raquel, estou muito interessada em ler essa comparacão sobre as escolas brasileira e norueguesa.

    ResponderExcluir