quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Férias de inverno (ainda bem!)

Molheira do jogo de jantar que encontramos em Oslo
Estou de férias de inverno (uma semana) e estou aproveitando para escrever meus trabalhos. Tenho um  para entregar em uma semana e outro para entregar em 30 dias. No meio de março terei três provas. Este mês que está chegando vai ser muito corrido, mas felizmente quando as férias de Páscoa chegarem (mais uma semana de folga), vou poder relaxar para valer e ainda por cima vou viajar com o marido!

Mas, não estou enterrada em livros o tempo todo. No final de semana passado demos uma fugida até Oslo. Primeiro fui à embaixada para transferir meu título de eleitor do Brasil para Oslo. Dei entrada no processo e agora terei que esperar 6 meses e ainda por cima terei que ir pessoalmente até lá retirar meu título novo! Quanta burocracia! Depois passeamos, vimos um musical chamado "Sonny" na Ópera de Oslo, visitamos as ruínas depois do ataque terrorista de julho de 2011, conhecemos a Catedral de Oslo e visitamos amigos. Até encontramos um jogo de jantar completo e seminovo em um brechó. Eu e o Morten adoramos visitar antiquários e brechós, e em Oslo não poderia ser diferente. Cheguei em casa muito resfriada e não estou trabalhando tanto com os estudos na semana de férias como eu havia planejado, mas quando eu escuto colegas dizerem que nem começaram a ler os livros para a prova ou nem começaram a escrever os trabalhos, eu paro de estressar. Cada vez mais percebo que fazer as coisas direito não compensa muito não. Mas, isso fica para uma próxima postagem.

Terminei meu estágio de espanhol e agora restam somente 30 horas de inglês, que vou fazer no segundo semestre. Comecei a dar aulas de religião para substituir um professor e também comecei a dar aulas de espanhol para dois meninos com família chilena na escola primária, que fica do lado da escola onde eu trabalho. De 50% passei a trabalhar quase 70%. Aqui na Noruega, a maioria dos empregos têm o horário bem flexível. Caso a pessoa não queira ou não possa trabalhar 100% (das 8 às 16hs), pode-se negociar dias mais curtos ou dias livres na semana. Assim, o salário é calculado pelas horas que se trabalha por semana. Minha meta quando eu terminar os estudos é aumentar meu posto até 100% e trabalhar de segunda a sexta das 8 às 16. Mas, por enquanto os 70% são mais do que suficientes. O bom disso tudo é ver que quando menos se espera chove um trabalhinho aqui e outro ali. Isso me motiva ainda mais para concluir a faculdade. Estudar compensa, mas que dá trabalho, isso dá!

7 comentários:

  1. muito legal seu blog! espero que realmente volte para comentar as coisas que voce diz: "mas isso fica pra outra postagem", pois tambem tenho a nitida impressåo que aqui nåo adianta nada ser aplicado e fazer as coisas direito como você disse. Nao sei se voce desvia desses assuntos pelo blog ser (obviamente) pùblico, mas pra mim seria muito educatico saber suas opiniao!:P nao conheco ninguem nem sulamericano aqui na noruega, estou juntando os pedacinhos ainda, tentando entender esse pessoal aqui!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu sei que devo escrever uma postagem chamada "o que me irrita na Noruega", e vou fazer isso sim. Obrigada pelo comentário!

    ResponderExcluir
  3. Olá Raquel

    Estive a ler o seu blogue e gostei muito, parabéns pelo que já consegui desde que chegou.

    Vou mudar para a Noruega com a minha família no Verão, logo que a minha filha termine o seu ano lectivo aqui. Tenho dois filhos, uma com 6 anos e outro com 6 meses. Gostava que me dissesse se as escolas recebem alunos nas férias do verão, com actividades extracurriculares, quando os pais estão a trabalhar. Pois li que o ano lectivo vai de meio de Agosto a meio de Junho, o que fazem os pais aos seus filhos nesse periodo? Como é professora calculo que é a pessoa indicada para me ajudar nesta questão.

    Obrigada e beijo da Madeira, Portugal

    Patrícia

    ResponderExcluir
  4. Olá! Se seus filhos vão ao jardim de infância, creio que muitos abrem durante o verão sim. Eu não trabalho em jardim de infância, portanto não sei dizer ao certo quando abrem. Sugiro que você pergunte ao jardim de infância para onde você enviou solicitação de matrícula para seus filhos. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  5. os jardins de infancia funcionam sim! mesmo nas ferias sazonais (as semaninhas aqui e acola que as escolas fecham) e tem atividades extracurriculares depois do horarios da escola regular mas custam uma fortuna.

    ResponderExcluir
  6. Raquel, sobre nao adiantar ser aplicado, acho que tem a ver com isso aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Jante_Law
    ja ouviu falar? eu costumava ter uma visao positiva sobre essa coisa de ser igual, mas se formos analisar de outro ponto de vista, ja que "somos todos iguais" pra que tentar se aplicar e cometer o crime de ser melhor do que os outros?
    dificil.

    ResponderExcluir
  7. Ouvi falar dessas leis fictícias sim, mas ainda não tirei minhas conclusões. Alguns são preguiçosos mesmo.

    ResponderExcluir