quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Estágio

Um dos requisitos para obter a formação pedagógica que estou cursando é cumprir um estágio de 100 horas/aula. Como eu já trabalho em uma escola e tenho 4 grupos - 3 de espanhol e 1 de inglês, pude eliminar 40 dessas 100 horas com meus próprios grupos. E esta semana comecei meu estágio de espanhol em uma escola de ensino médio aqui de Trondheim, por sinal uma escola muito tradicional e conceituada. Terei 30 horas para lecionar nos grupos de outra professora, que observará minhas aulas e comentará meu desempenho tanto com comentários positivos e críticas construtivas. Dentro de algumas semanas uma professora da universidade virá assistir uma aula minha também e aí as duas professoras vão me passar um relatório completo com os pontos positivos e negativos sobre meu desempenho. Ontem eu creio que comecei bem, vamos ver o que acontece daqui pra frente.

O batizado do nosso sobrinho foi domingo passado. Ele chorou durante a cerimônia inteira, acho que estava cansadinho. Mesmo assim foi uma cerimônia bonita e inesquecível para nós que fomos os padrinhos. Meu marido disse que ele pode ter chorado tanto por que os pais estavam super estressados - pais de primeira viagem, iam dar uma recepção com jantar para 20 pessoas, etc. Pode até fazer sentido porque nas outras vezes que o visitamos ele estava sempre tão calminho.

Estive há poucas semanas em um curso para professores de espanhol ministrado por uma associação criada somente para professores desse idioma que lecionam na Noruega. Me decepcionei muito com a organização e com algumas palestras, mas posso dizer que aprendi alguma coisinha que poderei usar nas minhas aulas. 

Aqui em Trondheim ainda nem sinal de neve, o que é muito estranho, pois antes do Natal sempre dá uma nevadinha. Embora eu até sinta falta da neve por que é tão lindo de se ver, eu não sinto absolutamente falta alguma do gelo que deixa as ruas e calçadas escorregadias e me fazem ter que andar a passinhos curtos ou ter que calçar as solas com tachinhas conhecidas por aqui como brodder. Mas acabo de ver que no sábado poderá nevar, então teremos a tão esperada nevasca antes do Natal.

 Mal posso esperar pelas férias de Natal e Ano Novo. Natal para mim quase nunca é sinônimo de alegria e comemoração por causa da família que está longe e da família que está no céu, mas eu tento engolir a febre de materialismo e a overdose de tradições que costuma pairar por aqui. Gosto por exemplo de fazer biscoitinhos de Natal (pepperkaker) e bolinhas de conhaque, de comer o mingau da antevéspera de Natal e tomar uma bebida quente chamada Gløgg. Quero tentar descansar muito nessas duas semanas e recarregar as baterias para o segundo semestre do ano letivo, que virá com muita coisa pra fazer, sem falar no estágio que tenho que terminar e da faculdade que exigirá trabalhos para entregar e coisas para ler. Ainda bem que eu e meu marido já garantimos a viagem de meio de inverno (ano passado fomos para Paris en fevereiro). Ano que vem iremos para a Inglaterra e Escócia. Mal posso esperar!

2 comentários:

  1. Te entendo... Esse ano passarei o Natal aqui e as lembranças dessa época do ano não são boas, foi quando meu pai se foi. Aí bate uma tristeza, fora a indignação com o consumismo desenfreado que toma conta... Mas eu tô no espírito de biscoitar e dar presentes feitos em casa (geléia, biscoitos, amêndoas queimadas) pro familião. E assim fica tudo mais fácil. Menina, ano passado começou a nevar em outubro, aqui só nevou ontem cedo, e logo depois choveu e derreteu tudo.

    Aguardo ansiosamente seu relato sobre a futura viagem, Reino Unido e Irlanda são nosso sonho de consumo...

    beijo e bom final de ano pra vc!

    ResponderExcluir
  2. oi Raquel, ainda não tomei essa bebida que você mencionou, agora fiquei curiosa :)

    Abracos,

    Marcela do andandoporaii.blogspot.com

    ResponderExcluir