quarta-feira, 2 de novembro de 2011

5 anos de Noruega e acumulando vitórias!

Quase não dá para acreditar que há pouco mais de 5 anos, dia 19 de outubro de 2006, lá estava eu embarcando sozinha em um avião com destino para a Noruega portando duas malas, uma carta do consulado dizendo que eu tinha obtido um visto de noiva e uma carta do meu namorado dizendo que ele ia me hospedar e garantir o meu sustento durante a minha estadia no país. Muita, mas muita coisa mesmo aconteceu nesses 60 meses. Felizmente tenho tudo registrado no meu blog do Multiply e neste aqui, onde eu passei a escrever nos últimos anos. Nunca me arrependi de ter vindo para cá, apesar de ter deixado pessoas que eu amo no Brasil. Eu fiz essa escolha sem saber se ia dar certo ou não e hoje posso afirmar com toda a certeza: estou bem aqui e não faria nada diferente. Jamais teria, por exemplo, tido a chance de fazer faculdade no Brasil. Na Noruega pude retormar meus estudos, tive apoio tanto do governo como do meu marido e hoje estou prestes a completar minha formação universitária e quem sabe em breve conseguirei um emprego fixo. Aprendi um novo idioma e uma nova cultura. Passei a enxergar a cultura de meu país de uma perspectiva diferente e percebo o quanto ainda temos que aprender. É interessante constatar que, quando cheguei aqui, eu criticava muito o modo de viver dos noruegueses, seu comportamento e seus pontos de vista. À medida que o tempo foi passando e eu fui me integrando na sociedade daqui fui me anorueguesando e hoje critico muito menos que antes, apesar de ainda não concordar com muitas coisas (isso fica para uma próxima postagem).
Outras ótimas notícias: comecei meu estágio em uma escola bem conceituada aqui de Trondheim e meu marido acaba de dar um grande salto em sua carreira. Se melhorar estraga. O que será que vai acontecer nos próximos cinco anos?

4 comentários:

  1. Olá raquel! chamo-me Carl Olaf Figenschou, sou Noruegues nascido fora da Noruega!, nunca estive na Noruega nem falo Noruegues mas tenho passaporte Noruegues..eu estou quero mudarme para a Noruega com a minha mulher que é Portuguesa e os meus 4 filhos , o mais velho tem 7 anos...não sei por onde começar, para arranjar um emprego onde não seja necessario falar Noruegues, qual é o teu concelho?

    ResponderExcluir
  2. Raquel, eu acompanho seu blog ... acho que nunca cheguei a comentar hehe ... mas eu gostaria de saber se voce chegou a cursar pelo menos um ano de faculdade no Brasil antes de vir pra cá ... porque eu moro aqui agora, só tenho ensino médio mas quero cursar faculdade aqui, só que pelo que eu leio eu preciso de voltar pro ensino medio aqui, eu vi num dos seus posts voce falando que fez um teste de conhecimentos pra entrar na universidade, como foi isso? ... Agradeco desde já!! Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Carl, se você tem passaporte europeu de um país que faz parte do tratado EØS você pode vir morar e trabalhar na Noruega. Sugiro que você consulte websites do consulado da Noruega e o site da UDI, www.udi.no para obter maiores informações. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  4. Danielle, a Noruega não reconhece o primeiro ano de ensino superior cursado no Brasil como ensino superior porque os ensinos fundamental e médio daqui duram um ano a mais do que no Brasil. Eu tinha felizmente cursado 1 ano e meio no Brasil, por isso reconheceram os créditos que consegui em 6 meses de estudos universitários. Além do mais eles exigem créditos em norueguês para entrar na faculdade. Esses créditos podem ser obtidos cursando o ensino médio na Noruega (eu fiz um intensivão de um ano) ou fazendo um teste chamado Bergens Test, que dizem ser muito difícil. Eles também exigem créditos em matemática, inglês, biologia, etc. Eu tive que mandar traduzir meus históricos escolares e enviá-los a um órgão chamado Samordna Opptak. Eles me disseram então que matérias eu tinha que cursar para obter o studiekompetanse. Boa sorte!

    ResponderExcluir