terça-feira, 13 de julho de 2010

Minha nada mole vida de imigrante - uma saga sem data para terminar


Acabo de chegar da polícia e posso finalmente respirar aliviada - tenho em mãos meu passaporte com o visto permanente colado. Este é o desfecho de uma batalha longa, cansativa e que nos deixou em estado de tensão durante quase um mês inteiro.

Tudo começou em março, quando nós compramos as passagens pro Brasil. Geralmente é mais barato comprar com antecedência e além do mais eu tinha certeza de que meu visto sairia antes da viagem, em agosto próximo. Para garantir que meu visto sairia a tempo, dei entrada nos papéis no final de março, quando na verdade poderia ter dado entrada no final de maio. A policial que me atendeu disse que não haveria problemas e que meu visto sairia antes de agosto. Na Noruega não é permitido que imigrantes viajem para fora da Noruega enquanto esperam por um visto.

No início de junho meu marido telefonou para a polícia só para saber como estava o andamento do processo. Para nossa total decepção, a atendente ficou até chocada com a pergunta: "Vocês deram entrada no visto em março e já esperam que ele seja concedido? Impossível, o processo costuma demorar de 7 a 9 meses." Preocupados pelo fato de não receber o visto como estávamos esperando, o Morten resolveu escrever uma carta à polícia solicitando que meu requerimento tivesse prioridade. Como justificativa, ele escreveu que eu não fui ao Brasil ano passado quando meu avô faleceu por motivos financeiros e que havia esperado até agora para poder ir. Enviamos a carta e dois dias depois veio a resposta: meu requerimento não teria prioridade por que o motivo não era plausível o suficiente. Ficamos muito chateados, a nossa tão esperada viagem ao Brasil parecia que não iria se realizar. Eu não tive coragem de contar para o meu pai.

Mas, meu marido não se conformou com essa resposta e telefonou para a polícia novamente. Ele conseguiu falar com o funcionário que assinou a decisão e expôs todos os motivos e dificuldades que tivemos ano passado e que impossibilitaram minha ida ao Brasil em ocasião do falecimento do vovô - não havíamos vendido a casa, eu acabara de começar em um novo emprego, faculdade, etc. Um outro motivo citado foi o fato de que meu visto sempre vence exatamente no meio de junho, e como eu tenho que dar entrada em abril/maio, acabo sempre tendo que ficar na Noruega para esperar a decisão. Junho, julho e agosto são os meses de férias de verão por aqui e para o meu marido também é difícil tirar férias em outros meses do ano. O funcionário pareceu ter compreendido melhor o nosso caso. Ele sugeriu que o Morten enviasse uma outra carta pedindo que o caso tivesse prioridade novamente. Depois de quatro horas de trabalho, a carta ficou pronta e a enviamos. Dois dias depois recebi um telefonema da polícia: meu visto havia sido concedido e eu teria que entregar meu passaporte na polícia. Na terça-feira passada entreguei meu passaporte e acabo de recebê-lo com o visto permanente colado.

Porém, isso não significa que minha saga de imigrante tenha chegado ao fim. Meu passaporte vence em abril do ano que vem e por isso vou ter que solicitar uma nova etiqueta no novo passaporte quando renová-lo. Além do mais, tenho que me apresentar à polícia a cada 2 anos para provar que ainda moro na Noruega. Em dezembro posso entrar com pedido de cidadania norueguesa se eu quiser e creio que vou acabar fazendo isso, pois recebi confirmação da embaixada brasileira aqui que é permitido ter dupla cidadania. O bom de se pedir a cidadania é que eu posso viajar para fora da Noruega enquanto espero o visto sair e com passaporte norueguês não vou precisar me apresentar na polícia a cada 2 anos. Ainda vou ter que pegar muita fila e driblar a burocracia dos dois países até regularizar minha situação de imigrante. Essa vitória eu devo primeiro a Deus e ao meu marido jornalista que escreveu cartas impecáveis e conseguiu convencer o funcionário da UDI. Eu jamais teria conseguido sozinha.

4 comentários:

  1. Oi amiga, tudo bem?? Nossa, mesmo casada é dificil assim?? Meu esposo é advogado e alega que é mais fácil conseguir o visto ai do que aqui no Brasil que aliá tem quase dois anos que ele está esperando e nada, nem RG e CPF ele tem, enfim cada país com suas burocracias!!!
    Beijos no coração, passe por aqui no meu blog para um fafezinho!!! rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Raquel, lendo sua saga eu até desanimo! Aqui em Bodø, por ser menor, as coisas menores andam rápido, mas no fim das contas todos os requerimentos vão pra Oslo mesmo... Pra mim ainda demora, então não vou sofrer por antecipação...

    Mas, por outro lado, parabéns! É só mais uma página virada na sua historinha de vida tão vitoriosa! Parabéns um monte!

    Ah, PS, acabamos não indo pra Trondheim, mas prometi à Cláudia que no fim do verão, começo do outono, passo um fim de semana aí. Quem sabe a gente consegue programar, dessa vez!

    beijo

    ResponderExcluir
  3. Bete,

    É mesmo, imigrante tem que driblar a burocracia do país de origem e a do novo país. Sempre estou dando uma passadinha no seu blog, lindo seu bebê.

    Camila,

    Eu estava meio chateada por não ter podido te encontrar pela segunda vez, mas me avisa com antecedência sobre sua vinda que aí eu não marco nada nos dias em que você estiver por aqui. Sobre os vistos, é assim mesmo, parece que quem trapaceia o sistema e faz tudo ao contrário do que manda a lei se dá bem e a gente que faz tudo "by the book" acaba saindo prejudicada. Mas, fazer o que...beijos e curta o verão! (???)

    ResponderExcluir
  4. Ola amiga td bem?

    Que bom que tu virá para a nossa terrinha!!!Risos
    Eu ainda não sei quando vou para a Noruega, mas pretendo ir quem sabe até para passear.

    Pra qual cidade vc vai vir? Sampa mesmo?
    Eu sou de Sampa, mas to morando na Bahia, mas não to me adaptando não.

    Beijos no coração e até a sua vinda

    ResponderExcluir