terça-feira, 23 de março de 2010

Sushi à norueguesa

Há tempos meu marido estava falando de me convidar para ir a um restaurante japonês aqui perto aonde ele foi com os amigos há alguns meses e neste final de semana que passou fomos, até que enfim, comemorar a venda da nossa casa decentemente neste restaurante. Primeiro, fomos ao cinema assistir a um filme norueguês chamado En ganske snill mann (Um homem bem gentil). O filme aborda a difícil situação de ex-presidiários que, ao sair da cadeia até tentam se endireitar e abandonar a vida do crime, mas o preconceito e a falta de oportunidades acabam empurrando-os de volta ao submundo. O mais interessante é que o filme tem muitos elementos cômicos, o que o deixa bem mais leve de ver, apesar de o problema social estar estampado o tempo todo na narrativa.

De lá fomos então ao restaurante. Começamos por saborear uma sopa de misô (o perfume da sopa acordou belas memórias do meu lado japonês) e depois um prato com diversos tipos de sushi e sashimi, preparado por sushimen 100% noruegueses. O wasabi (pasta mega apimentada feita de um rabanete japonês) estava forte de doer, nunca mais! O resto estava delicioso, tinha esquecido um pouco de como é comer com hashis, mas consegui terminar a refeição sem apelar pro garfo, apesar de alguns quase-acidentes:

Já o meu marido viking...

foi flagrado no final da refeição cometendo o pecado de comer com garfo num restaurante japonês, haha...que nada, aqui felizmente estamos livres daquelas frescuras ridículas do Brasil e outros lugares, ainda bem! Nos divertimos muito e tivemos uma experiência gastronômica inesquecível. Daqui a um tempo, quando o bolso deixar queremos voltar lá e experimentar outras iguarias.

Saindo de lá fomos a um pub e onde tocavam música ao vivo, muito boa por sinal. Quando voltamos para casa as ruas estavam fervendo de jovens indo pros barzinhos e danceterias da cidade. Trondheim, embora seja uma cidade relativamente pequena tem uma vida noturna até que razoável.

No domingo fomos dar uma volta pela cidade e achamos uma exposição gratuita mostrando descobertas arqueológicas que descrevem como era Trondheim na Era Medieval. Eu, como adoro museu, história e não nego, achei a exposição uma maravilha, principalmente por ser num domingo.

Agora faltam só três dias para o final de semana e aí teremos, eu e meu marido, férias de Páscoa do trabalho e da faculdade por 10 dias. Mal posso esperar!

6 comentários: