terça-feira, 23 de março de 2010

Sushi à norueguesa

Há tempos meu marido estava falando de me convidar para ir a um restaurante japonês aqui perto aonde ele foi com os amigos há alguns meses e neste final de semana que passou fomos, até que enfim, comemorar a venda da nossa casa decentemente neste restaurante. Primeiro, fomos ao cinema assistir a um filme norueguês chamado En ganske snill mann (Um homem bem gentil). O filme aborda a difícil situação de ex-presidiários que, ao sair da cadeia até tentam se endireitar e abandonar a vida do crime, mas o preconceito e a falta de oportunidades acabam empurrando-os de volta ao submundo. O mais interessante é que o filme tem muitos elementos cômicos, o que o deixa bem mais leve de ver, apesar de o problema social estar estampado o tempo todo na narrativa.

De lá fomos então ao restaurante. Começamos por saborear uma sopa de misô (o perfume da sopa acordou belas memórias do meu lado japonês) e depois um prato com diversos tipos de sushi e sashimi, preparado por sushimen 100% noruegueses. O wasabi (pasta mega apimentada feita de um rabanete japonês) estava forte de doer, nunca mais! O resto estava delicioso, tinha esquecido um pouco de como é comer com hashis, mas consegui terminar a refeição sem apelar pro garfo, apesar de alguns quase-acidentes:

Já o meu marido viking...

foi flagrado no final da refeição cometendo o pecado de comer com garfo num restaurante japonês, haha...que nada, aqui felizmente estamos livres daquelas frescuras ridículas do Brasil e outros lugares, ainda bem! Nos divertimos muito e tivemos uma experiência gastronômica inesquecível. Daqui a um tempo, quando o bolso deixar queremos voltar lá e experimentar outras iguarias.

Saindo de lá fomos a um pub e onde tocavam música ao vivo, muito boa por sinal. Quando voltamos para casa as ruas estavam fervendo de jovens indo pros barzinhos e danceterias da cidade. Trondheim, embora seja uma cidade relativamente pequena tem uma vida noturna até que razoável.

No domingo fomos dar uma volta pela cidade e achamos uma exposição gratuita mostrando descobertas arqueológicas que descrevem como era Trondheim na Era Medieval. Eu, como adoro museu, história e não nego, achei a exposição uma maravilha, principalmente por ser num domingo.

Agora faltam só três dias para o final de semana e aí teremos, eu e meu marido, férias de Páscoa do trabalho e da faculdade por 10 dias. Mal posso esperar!

6 comentários:

  1. Olá Raquel,
    É tão gostoso quando a gente sai com o maridão para comemorar!!!Eu sexta-feira vou comemorar a saída da minha permissão com o maridão num restaurante indiano (mais baratinho)em Lilestrøm. Estou igual a pinto no lixo de tanta felicidade!!!
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  2. Trondheim, pequena, fia? Vem aqui ver minha Bodø, vem!!! Ai, que inveja! Por aqui tem um restaurante que faz um pseudo-sushi, não dá nem pra matar a vontade direito!

    Ao ler seu post fiquei lembrando do meu adorável fim-de-semana na sua cidade, foi tããããão gostoso!

    beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi, Marcia!
    Jantar a dois é muito bom, mas se vira aquela coisa rotineira fica muito chato. Por isso é bom só de vez em quando(= quando se tem grana), assim a gente espera aquele dia ansiosamente, se arruma toda. Divirta-se muito no jantar e parabéns pelo gatinho e pela permissão!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Camila, ainda lamento muito quando lembro daquele final de semana e eu em Oslo, principalmente quando saio do meu prédio e dou de cara com o hotel em que vc ficou. Estávamos lado a lado e eu viajando! Uma viagem pelo norte da Noruega está em nossos planos, mas não sabemos quando sai. Vem de novo quando puder! Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Eu conheci um cara muito especial pala internet , que mora aí, em Trondheim...
    quero ir praí, moro em São Luís do Maranhão e quero trabalhar aí como garçonete em eventos, se o mercado permitir;
    Peço orientações suas, sobre como posso fazer isso...*realmente, a profissão que escolhi, é essa.

    ResponderExcluir
  6. Bom, há basicamente dois modos de poder trabalhar aqui. O primeiro é vir aqui com visto de noiva, o outro é conseguir um emprego aqui antes de vir e pedir o visto de trabalho na embaixada da Noruega no Brasil. Lá você tem que mostrar o contrato com o empregador. Se você vier para cá morar com seu namorado sem visto nenhum você não consegue emprego de forma legal, e além do mais terá que voltar pro Brasil depois de 3 meses. Boa sorte!

    ResponderExcluir