segunda-feira, 8 de março de 2010

Encontro marcado com o Brasil

O frio implacável deu uma trégua aqui em Trondheim. As temperaturas, antes baixíssimas, subiram, mas uma temporada de chuvas e tempestades se instalou por aqui. Hoje de manhã resolvi ir a pé até a escola de norueguês para estrangeiros mais próxima para checar minha papelada, já que em abril darei entrada no meu visto permanente e só chovia e ventava. Pensei que com a elevação da temperatura o gelo tinha derretido, mas me enganei. Algumas calçadas estavam um sabão e eu, sem as minhas solas para andar no gelo, tive que andar com atenção redobrada. Dei meia volta, andei devagarinho, até que enfim cheguei até a escola. Felizmente, minha papelada estava em ordem. A regra aqui é que quem vai dar entrada no visto permanente (que pode ser requerido depois de 3 anos de residência no país) deve ter cumprido as horas obrigatórias do curso de idioma e sociedade noruegueses ou ter passado nas provas escrita e oral de norueguês do nível 3. Eu passei nas provas e fui dispensada do curso obrigatório em 2008.

De lá peguei um ônibus e fui até um hipermercado, onde, para minha surpresa, achei mandioca! Tratei logo de comprar uma para experimentar, estava deliciosa. Isso foi uma tremenda coincidência, pois de manhã eu e meu marido havíamos comprado nossas passagens para o Brasil! Vamos em agosto e já estamos contando os dias e fazendo planos.

Aproveitando que hoje é o Dia Internacional da Mulher, vou contar um fato que criou muita polêmica por aqui na semana passada. A rampa de salto em esqui de Holmenkollen, em Oslo, foi totalmente reconstruída e, para dar o primeiro salto na nova rampa haviam escolhido a saltadora Anette Sagen. Por incrível que pareça, as saltadoras não podem competir em eventos oficiais como jogos olímpicos, por exemplo, então escolheram a Anette para homenageá-la. Acontece que horas antes do evento oficial um saltador teve a cara de pau de ir treinar na nova rampa, acabando com o barato da moça. Houve uma revolta generalizada, o atleta que saltou foi suspenso e se desculpou na TV, mas a maioria não engoliu o que ele fez. A Anette acabou saltando, mas aí o foco do evento estava no rapaz que roubou a cena. Há quem diga que fizeram tempestade em copo d'água por que quando ele saltou não havia imprensa nem público no local, enquanto outros acham que ele fez isso de propósito por pura inveja da moça.

Falando na Anette Sagen, estou lembrando de um filme norueguês muito bom que eu vi ano passado e se chama O'Horten (tem no Brasil e se chama "Caro Senhor Horten" - até no You Tube tem). Ela faz uma ponta nesse filme como a mãe do protagonista. A música desse filme é maravilhosa, vou deixar aqui um vídeo com a música tema:

Nenhum comentário:

Postar um comentário