domingo, 21 de fevereiro de 2010

Para quem pensa que a Noruega é perfeita

Postado no Blogger dia 15 de fevereiro de 2010:

Esta semana os maiores jornais da Noruega publicaram uma notícia no mínimo chocante. Uma garota norueguesa que estava presa na Bolívia porque tentou sair do país com muitos quilos de cocaína conseguiu fugir da cadeia, foi até a embaixada norueguesa e os funcionários, mesmo sabendo que ela era fugitiva, deram a ela um novo passaporte norueguês. Ela conseguiu sair da Bolívia via Chile e França.

Há algumas semanas se tornou pública outra história igualmente chocante. Um ex-atleta marroquino com cidadania norueguesa vivia com os filhos que teve com uma mulher norueguesa no Marrocos. Eis que soldados noruegueses foram contratados (aparentemente pela embaixada norueguesa) para raptar as crianças e levá-las de volta a Noruega para ficar com a mãe. O pai está revoltado e anda falando muito mal das autoridades norueguesas na imprensa.

Sabendo dessas duas trapalhadas das autoridades norueguesas, não dá para não pensar em um outro caso ainda não resolvido. Há cerca de dois anos, uma norueguesa que estudava em Londres foi assassinada por um colega de faculdade do Iêmen. Ele fugiu para a terra natal e continua lá, livre leve e solto, apoiado pela família, riquíssima e protegido pelo fato de não haver tratado de extradição entre a Inglaterra e o Iêmen.

Aí vem a pergunta: como a Noruega poderá exigir justiça no caso do assassinato em Londres, quando apronta tantas por outro lado? Apesar de ser um país excelente em muitos aspectos, ainda há muito o que aperfeiçoar no que se refere a assuntos políticos e diplomáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário