sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

A anatomia do frio ou 'Velkommen til Norge'

Tendo morado na Noruega há exatos 3 anos, 2 meses e 18 dias e já tendo passado por algumas poucas e boas, estava convencida de que eu já havia superado a fase de adaptação e que realmente não havia mais nada na Noruega que pudesse me meter medo ou significar um novo desafio para mim.

Estava redondamente, completamente, totalmente enganada.

Este ano o inverno norueguês está implacável. Está nos jornais, nos noticiários de TV, na boca do povo. Quando os próprios noruegueses choramingam sobre o quanto está frio, soa um alarme. Quando a temperatura passa dos míseros 10 graus positivos na primavera, eles saem de bermuda, camiseta regata, chinelo. Então, para eles começarem a tremer nas bases e entrarem em pânico, tem que estar muito, mas muito, mas muuuuito frio!

E agora, minha gente, está muito, mas muito, muuuuuito frio!

Esta semana em Trondheim a temperatura está oscilando entre 10 e 15 graus negativos. Há lugares em que a temperatura chegou a 42 graus negativos! Não consigo nem começar a imaginar o que significam 42 graus negativos!

Não sai uma gota d'água da minha torneira na cozinha. Falta de água? Me esqueci de pagar a conta? Não. Foi a água que congelou ao passar pelo cano!

Pra sair na rua, não basta um casaquinho, não. Duas calças (pra garantir, uma terceira calça - de lã), dois pares de meias de lã, duas blusas de lã, casaco de lã, cachecol de lã, gorro de lã, luvas de lã, sapatos de lã. Se não houvesse lã, a Noruega seria hoje um deserto inabitável.

O cachecol tem que cobrir o rosto todo - as bochechas, as orelhas e o nariz congelam se não cobrimos o rosto todo menos os olhos. Quem usa óculos, como eu, tem um desafio extra. A respiração que condensa embaça os óculos. Quando eu tiro os óculos para limpá-los, a surpresa: as lentes estão congeladas!

Não vou me admirar se um dia, ao sair para trabalhar, eu endurecer no meio da rua, quando estiver prestes a dar um passo. Será um caso real de alguém que virou picolé.


Tenho sapatos como estes para aguentar o frio.

4 comentários:

  1. Se os noruegueses reclamam do frio, eu posso imaginar o que vc está enfrentando! Espen ultimamente me diz exatamente o que vc falou sobre o frio... que está MUITO frio, que ele não está aguentando!

    Só espero que o próximo inverno não seja assim, vai ser um choque para mim.. Como foi o seu primeiro inverno por aí? Estranhou muito, quis voltar, achou que ia surtar??
    MEDO........

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. É verdade, está muito frio por aqui! A sensação que sinto é que vou virar picolé mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Raquel! Feliz Ano Novo e obrigada por seu email! Quero muito reatar nossos lacos ( com cedilha) e manter contato. Vou te responder com calma, mas no meio tempo quero te dar os parabens pelos seus (many) achievements! E por aqui na terra da Beth esta a mesma coisa, menos quinze graus, e eu nem sinto mais frio as vezes, por fico numb! Mas pra quem sonhava em visitar a Laponia (ja' visitou), a Laponia veio ate' aqui! beijos e nos falamos XX Lu

    ResponderExcluir
  4. Concordo com vc. A lã é o que ainda me salva por aqui, e o casaco grosso daquele material que não molha que uso por fora.
    Tem momentos que tiro uma luva pra atender ao celular ou algo assim, e sinto que minha mão está congelando. Teve um dia que pensei que meu dedo iria cair de tão frio que estava rs!

    ResponderExcluir