sábado, 5 de dezembro de 2009

O espírito natalino baixou em mim

Não tive problemas na minha prova da quarta-feira, mas prefiro não contar com uma boa nota antes de receber o resultado. Em maio pensei que tinha ido bem em uma prova e levei um tombo. Estou otimista, mas cautelosa.
O espírito de Natal já me contagiou. A cada ano que passo aqui na Noruega gosto mais dessa época de Natal. Detesto essa febre de presentes e consumismo desenfreado, mas adoro o fato de ficar tão escuro e frio que só dá vontade de ficar em casa rodeada de luzinhas e velinhas. Hoje tirei o dia para pendurar as estrelas de Natal nas janelas e isso foi um desafio, por que como moramos no sótão do prédio (parece terrível, mas não é), as janelas são todas em diagonal. Domingo passado foi o primeiro domingo do Advento de Natal,ou seja, a espera pelo nascimento de Cristo e a tradição aqui é montar um castiçal com quatro velas roxas e acender uma no primeiro domingo do Advento, duas no segundo, três no terceiro e quatro no quarto (opa, que trava língua!)
Amanhã vamos tentar fazer uma bolachinha tradicional de Natal chamada pepperkake (bolo de pimenta). Quer a receita?

Pepperkake (Bolacha natalina norueguesa)
Ingredientes:

400 ml de açúcar (parece esquisito, mas aqui eles medem açúcar assim)
200 ml de xarope de glucose (Karo)
200 ml de água
250 g de manteiga ou margarina
2 colheres de sopa de canela
1 colher de sopa de cardamomo (um tempero em pó para doces)
1/2 colher de sopa de cravo da índia em pó
Cerca de 750 g de farinha de trigo
1 colher de sopa de bicarbonato de sódio

Modo de preparo:

Em uma panela, cozinhe o açúcar,o Karo e a água, mexendo sem parar até ferver. Retire a panela do fogo.
Corte a manteiga ou a margarina em pequenas fatias e coloque-as em uma tigela junto com a canela, o cravo e o cardamomo. Despeje a mistura cozida de água, Karo e açúcar sobre a manteiga e os temperos. Mexa até a manteiga ou margarina derreter. Espere a mistura ficar morna. Misture a farinha de trigo com o bicarbonato e adicione-os à mistura de manteiga, mexendo até formar uma massa molenga.
Coloque a massa em um saco plástico e leve-a à geladeira por 1 ou 2 dias. Ela vai ficar mais encorpada.
Abra a massa com rolo de macarrão sobre uma superfície enfarinhada. A massa deve ficar a mais fina possível.Corte bolachinhas em forma de coração, estrela,árvore de Natal, bonequinhos ou o que preferir.
Coloque as bolachinhas sobre uma fôrma forrada com papel manteiga. Asse-as em forno a 180 graus durante 8 a 10 minutos. Preste atenção, as bolachas podem queimar!
Algumas pessoas costumam decorar as bolachinhas como as da foto. É só misturar uma clara de ovo com açúcar de confeiteiro e colocar a mistura em um saco de confeitar.

Receita tirada do livro "Gyldendals Store Kokebok".

Um comentário: