quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Provas batendo na porta

Esta semana eu e meus colegas da faculdade nos demos conta de que as provas estão virando a esquina. Dia 2 de dezembro teremos prova de história e cultura latino americanas. Justamente a matéria com mais coisa pra estudar. Segunda tive a minha primeira apresentação oral, falei do livro "Ensaio sobre a cegueira" de José Saramago. Acho que minha descrição da história chocou um pouco os noruegueses. Eles preferem temas mais levinhos, mais agradáveis. Uma colega por exemplo falou sobre "O Pequeno Príncipe" e outra falou sobre este livro de vampiros que virou febre, Twilight, acho que é. Uma coisa que me irritou foi o baixo nível de algumas das outras apresentações. Enquanto eu me preparei muito, estruturei a apresentação e calculei bem o tempo (entre 3 e 5 minutos,segundo a professora), teve gente que contou o livro nos mínimos detalhes ("aí, o fulano falou pro ciclano que era amigo do amigo do beltrano"...), o que, além de chato, demorou muito mais que 5 minutos. Outra aluna inventou de desenhar na lousa todos os personagens para explicar quem gostava de quem e quem fez o que para quem. Divertido, mas bem longe de nível acadêmico. Bom, o importante é que eu recebi um excelente comentário sobre a minha apresentação, "sem nenhum erro de gramática e pronúncia". Fiquei super feliz pela recompensa. Amanhã terei a apresentação do curso de história e cultura, vou falar sobre a literatura de protesto da América Latina. Nas próximas semanas vou ter que viver entre livros, faculdade e trabalho.

2 comentários:

  1. Que bacana Rauqel, parabéns! Eu não li o livro, mas assisti o filme... é uma história forte mesmo, que me fez pensar.

    A apresentação foi em Espanhol? E qto ao Norueguês, vc não mistura as línguas? Em breve serei eu estudando o idioma, mas queria aprender Espanhol também. Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Sim, Daniela, tudo foi em espanhol. Misturo norueguês com português quando ligo pra minha família no Brasil, mas não acontece sempre. Depois de um tempo acho que o cérebro consegue 'apertar a tecla SAP' sem problemas, hehe. Recomendo muito aprender espanhol aqui, sempre tem oportunidades de trabalho em escolas se vc quiser lecionar. Beijos!

    ResponderExcluir