quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Vizinhos ilustres

Ontem, Trondheim estava em polvorosa em razão da visita do rapper norte-americano Jay Z à cidade para um show (nenhum norueguês consegue pronunciar a letra Z, é fofo ouvir todo mundo falar Jay "C"). A cidade estava ainda mais em polvorosa por que a namorada dele, ninguém menos que Beyoncé Knowles, estava acompanhando-o. Quando eu voltava para o trabalho por volta das 20 hs e passava em frente ao Britannia, único hotel 5 estrelas da cidade e praticamente do lado de onde eu moro (morar no centro é o máximo!), vi uma aglomeração na porta. Logo percebi que estavam todos esperando o casal sair. Eu até pensei em me juntar aos fãs e tentar ver os americanos, mas desisti. Ainda se fosse o Rei, ou algum outro artista mais ilustre, eu até arriscaria. O príncipe da Noruega esteve aqui hoje, aliás, mas eu nem vi sinal dele.

Estou aprendendo espanhol a cada dia que passa. Não sabia muita coisa antes, mas agora, depois de pouco mais de um mês de faculdade, consigo me expressar bem, e o melhor, sem falar portunhol. Ontem uma das professoras falou que eu pronuncio a letra "L" à brasileira, e tenho que treinar a L espanhola, mais acentuada. Estou tentando. Os verbos, tópico mais difícil de aprender, não estão sendo tão complicados para mim, por que o sistema é quase igual ao português, com pretéritos perfeito, imperfeito, mais-que-perfeito, etc.

2 comentários: