quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Reclamando de barriga cheia

Segunda-feira tive uma reunião do trabalho à tarde e tive que faltar à aula de espanhol e ao grupo de conversação - fiquei muito aborrecida, por que detesto faltar, especialmente ao grupo, que é com a fofa da Celia. A reunião foi bem explicativa, aprendi um pouco sobre microbiologia, bactérias e aprendi um pouco mais sobre limpeza profissional. Para minha surpresa, havia tantos noruegueses como estrangeiros na reunião, o que desfez para mim o mito de que só imigrante trabalha com limpeza. Mais uma vez tive uma demonstração de como o norueguês adora reclamar do que já está ótimo. Temos acessórios de última geração para facilitar nosso trabalho, mas nada está bom. Lembrando que a Noruega foi mais uma vez coroada como o melhor país do mundo para se viver - e tem gente que reclama muito ainda. Não estou dizendo que o país é perfeito, longe disso, mas acho o título merecido. Também na segunda peguei meu passaporte com o terceiro visto de trabalho. Só terei que me preocupar com visto de novo em abril.

Esta semana estou me descabelando com o segundo trabalho para o curso de Línguas estrangeiras e sociedade. Este curso não terá prova final, mas temos que entregar três trabalhos e os professores nos darão uma nota baseada nestes três trabalhos. Desta vez terei que escrever por que falar vários idiomas contribui para o enriquecimento da sociedade e contribui para a formação da identidade própria e das pessoas que nos cercam. Tive que ler vários textos, todos interessantíssimos. Resolvi criar coragem e escrever este segundo texto em norueguês (o primeiro foi em inglês). Ainda não estou me sentindo à vontade para escrever norueguês acadêmico, mas um dia eu tenho que começar. Vamos ver o que a professora vai dizer.

Fiquei sabendo que terei minhas 3 provas orais de espanhol na mesma semana! Uma na segunda, uma na quinta e a última na sexta da semana 46. Aliás, na Noruega eles numeram as semanas, por isso temos que saber em que semana estamos para nos programarmos. Por exemplo, esta semana é a semana 42.

4 comentários: