sábado, 20 de outubro de 2007

Contando 'causos'

Sábado eu e o Morten fomos limpar o shopping juntos e na volta ele me deixou na escola. Tivemos um curso onde aprendemos a escrever 'kåseri', ou casos, crônicas. Achei o estilo bem parecido com o que uso para escrever aqui no blog, onde, afinal de contas, eu conto casos do meu dia-a-dia e tento, pelo menos, encarar as coisas com muito bom humor. Terei que entregar uma crônica daqui a uma semana, e ela valerá nota.

Sexta-feira nós assistimos ao documentário "Ônibus 174", de José Padilha. Eu me lembrava do episódio que dá nome ao filme, mas o que eu vi foi uma perfeição em matéria de detalhes e imparcialidade. Ficamos profundamente marcados pela triste história do Sandro Rosa do Nascimento e pelas pessoas que estavam no ônibus. O que podemos fazer, aqui da Noruega, para salvar os meninos se rua? Domingo houve uma campanha nacional que foi até televisada para angariar fundos para as crianças africanas que são soro-positivas. Tomara que a próxima campanha seja voltada para essas crianças de ruas, não só do Brasil, mas do mundo todo.

Domingo fez um ano que eu me mudei de mala e cuia para Noruega, com visto de noiva e sem saber se eu me adaptaria ao país. Hoje posso dizer que eu amo morar aqui, apesar de ficar irritada com muita coisa. Mas, no Brasil tinha muita coisa que me irritava, então isto não é motivo para dizer que detesto morar aqui. Dizem que lar é onde seu coração está. Considerando que meu marido é daqui, sei onde é meu lar agora e enquanto Deus permitir.

Falando em coisas que me irritam aqui na Noruega, quero registrar a minha revolta com o que aconteceu com a brasileira Luciene em Bergen. Ela sofreu um caso visível de racismo em uma loja. Você pode ler a história dela neste post do Orkut. ATUALIZANDO: O caso da Luciene saiu no jornal Bergensavisen:

http://www.ba.no/nyheter/article3038411.ece

Nenhum comentário:

Postar um comentário