quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Rato de biblioteca

Os últimos acontecimentos desde o último post:

Sexta, dia 31: Ensinei o serviço no shopping para a menina que vai trabalhar nos sábados em que eu estarei de folga. Correu tudo bem, nos entendemos bem no norueguês.

Sábado, dia 1: Marido estava de plantão no jornal. De manhã 'fomos' fazer a cobertura de uma escolinha de futebol que abriu na ilha vizinha. Inacreditável quantas crianças participaram. Eles formaram equipes, e uma delas era essa:

À noite, um jantar para comemorar o jubileu de 60 anos de um supermercado numa ilhazinha aqui perto. Fomos de barco, junto com um coral formado por senhores muito simpáticos e brincalhões. Me senti como uma 'penetra' na festa, apesar de ter sido convidada a ir com o Morten. A comida estava deliciosa. Algumas fotos:

 

 

 

 

Morten no barco à caminho de Mausundvær

 

 

 

 

 

 

 

Eu no barco. Estava chovendo muito!

 

 

 

 

 

 

Já em terra firme, Morten e o coral dos senhores ao fundo, andando até o salão de festas.

 

 

 

 

Morten em ação, enquanto o coral faz sua apresentação (eles cantam divinamente!)

 

 

 

 

 

Nós. Repare na quantidade de convidados!

 

 

 

 

Na volta, a maior tempestade. Eu voltei dirigindo sem problemas, mas, claro que fiquei um pouco nervosa em dirigir no escuro, chovendo e em uma estrada estreitíssima.

Domingo, 2 de setembro: Nosso aniversário de 6 meses de casados. Ficamos em casa, assistimos ao filme "Le papillon" (escrevi uma crítica) e recebemos uma visita surpresa de uma colega de trabalho minha.

Segunda, 3 de setembro: Dia de começar o Studiekompetanse. Fiquei com medo de não entender a aula, mas entendi 90%. A professora, Anne-Brit (que eu já conhecia daquela festa em que nós trabalhamos juntas mais a minha chefe há um mês), perguntou em voz alta para mim no final se eu tinha entendido tudo e anunciou que eu era do Brasil, estava aqui há menos de um ano e já entendia tudo. Que vergonha!  Na verdade a aula foi mais como uma reunião para anunciar os horários e esclarecer dúvidas. Um dos assuntos discutidos: como eles vão fazer para que não falte café durante as aulas. Norueguês e café - inseparáveis, hehe... Então, vou fazer somente duas matérias - norueguês e 'samfunnslære', algo equivalente à 'Educação Moral e Cívica'. Quem é trintão lembra dessa matéria.  Vou estudar das 17:15 às 20:15 às segundas-feiras e das 17:15 às 21:45 (!!!) às quintas-feiras. 

Terça, 4 de setembro: Fui trabalhar e resolvi esperar pela aula de norueguês na biblioteca. Adorei. Um ambiente aconchegante e além do mais, estando na biblioteca eu não fico distraída com internet, TV e sono. Acabei estudando durante 3 horas e os estudos renderam. Li um livro que a Valborg me emprestou sobre a sociedade norueguesa até a metade e fiz muita lição. Aff...quem nasce CDF morre CDF. Falei com a professora sobre o studiekompetanse e combinamos que eu não preciso mais ir ao curso terças e quintas, somente às quartas das 14:35 às 17:00 junto com alunos que já estão no livro 2 como eu.

Quarta, 5 de setembro: Hoje eu tive norueguês de novo, devido ao acordo que eu fiz com a Valborg. Esperei na biblioteca novamente e antes fui à polícia tirar umas cópias autenticadas. No Brasil, paga-se caro por uma xerox autenticada. Aqui é de graça. Hoje a biblioteca estava parecendo uma feira-livre, muito barulho e bagunça. Mas, consegui estudar bastante e emprestei uns CDs. A aula foi legal, uma aluna da Tailândia que está para ter nenê levou um bolo e fizemos pausa para café (claro) com o bolo. Bem 'koselig' (agradável, aconchegante), como eles dizem. 

Um comentário: