sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Malandro tipo exportação

Vida de estudante

Quinta-feira, último dia de entrega, escrevi a versão final do artigo para a escola. Havia quatro temas a escolher: crise climática no mundo, modos de criar os filhos, o que é felicidade e o que a Noruega pode fazer para ajudar a erradicar a fome no mundo. Logo de cara já descartei o tema da criação de filhos, pois eu ainda não sou mamãe e não posso filosofar sobre algo com o qual eu não tenho experiência. O tema da crise climática virou clichê, então também descartei. Pedi a opinião do meu marido e ele sugeriu o tema da fome. Entrei num dilema: escrever sobre algo fácil (o que é felicidade) ou algo desafiador (o tema da fome)? Acabei encarando o desafio e escrevi sobre a fome. Este artigo vale nota de 1 a 6, mal posso esperar para ver a nota que eu tirei.

O próximo trabalho para entregar é um texto em nynorsk. Podíamos escolher entre dois temas: um diário de tudo o que eu fiz desde sábado passado até amanhã ou um texto sobre como é ser adulto e conciliar trabalho e família com escola. Desta vez escolhi o tema mais fácil, vou escrever um miniblog. Tenho que aprontar o texto para amanhã. Felizmente esta semana só teremos aula amanhã e estou livre na quinta. E, na outra semana teremos o que eles chamam de "høstferie" (férias de outono), uma semana sem aulas. Li a explicação sobre a origem dessas férias no blog do Lauro. Ele conta que antigamente, as crianças tinham que ajudar os pais na colheita de batatas e por isso faltavam à escola. Daí foi instituída a tal "høstferie". Mas, estar de férias não significa que eu não terei o que fazer. Estou com um livro em nynorsk chamado "Kjærleikens ferjereiser" ler e analisar para a semana seguinte.

Malandro tipo exportação 1 

Terça eu fui para Brekstad (lugar lindíssimo!) e fiz quatro aulas de volante. Quer dizer, 2 e meia, por que uma aula foi só conversa fiada, eu não dirigi nada, e o professor fez uma pausa de 15 minutos pra almoçar e não compensou os minutos no final. Ele disse que eu preciso de pelo menos mais duas aulas = 1000 coroas = mais ou menos 350 reais, antes de fazer a prova. Eu não estou com a mínima vontade de voltar lá e ter aula com ele, não gostei do modo que ele ensina. Mas, seu eu não tiver outra alternativa, vou ter que fazer as aulas.

Malandro tipo exportação 2

Deu no rádio que os campeões em mal uso do dinheiro da previdência são da região onde eu moro (Sør-Trøndelag). Eles inventam que estão doentes, arrumam um atestado médico e com isso ficam em casa meses e meses, ganhando o salário integral, pago pelo governo. É, mais um prova de que não importa se o país é de primeiro, segundo, terceiro mundo. Malandro existe em tudo quanto é canto do planeta.

Viagem relâmpago

Ontem nós fizemos um bate e volta a Trondheim. O Morten teve que ir à ótica novamente e nós visitamos nossos sogros. Minha sogra fez suflê de queijo para eu experimentar e eu adorei! Voltamos para a casa a tempo de assistir um filme que eu queria ter visto há tempos (The Manchurian Candidate), mas eu mais uma vez dormi.

Até que enfim livre da pia

Cansados de ter que lavar pilhas de louça todo dia, nós sucumbimos à tentação e pedimos um máquina de lavar louça de presente de Natal. Então a família toda vai comprar a máquina para nós. Antes, quando eu trabalhava poucos dias por semana e não tinha aula, eu lavava a louça numa boa, mas agora ficou mais difícil. A cozinha fica bem mais arrumada com a louça dentro da máquina, em vez de empilhada dentro da pia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário