quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Que sono!

Semana passada o Morten viu no site do NAV (o INSS norueguês) um anúncio de um emprego para limpar no shopping da ilha vizinha. Eu liguei, mas infelizmente a vaga já havia sido preenchida. Segunda-feira, eu recebi uma ligação da moça com qual eu tinha falado, e ela me ofereceu o emprego! Acho que não deu certo com a outra pessoa. Resumo da ópera, estou trabalhando todo dia no shopping. Meu primeiro 'fast jobb' (emprego com número fixo, garantido de horas trabalhadas). Eu tenho que usar uma máquina enorme para limpar o chão. Estou fazendo umas barbeiragens ainda, mas logo eu pego o jeito. Tenho que usar até uniforme! O único problema é o horário: das 7 às 9 da manhã.

Falando na ilha vizinha, está sendo veiculado na Noruega um comercial do novo prato da lanchonete McDonald's: 'wraps' de salmão diretamente de Hitra. O comercial foi rodado em Hitra (o salão de beleza que aparece no filme fica dentro do shopping onde eu estou trabalhando), com moradores que fizeram testes para serem atores. Se você quiser ver o comercial, clique aqui. Eu ainda não experimentei, por que o McD's mais próximo fica em Trondheim, ou seja, 2 horas e meia daqui.

A notícia da semana é que finalmente (Aaaaleluia! Aaaaleluia!) eu estou autorizada a iniciar o curso de norueguês grátis! Começarei terça, das 14 às 17 e voltarei na quinta, mesmo horário. Estou super ansiosa para começar, depois de quase 10 meses de espera. A professora falou que, se eu fizer o teste para o nível 3 daqui a algum tempo e passar, eu estou dispensada de fazer as 300 horas de curso exigidas para eu conseguir o visto permanente, daqui a 3 anos. Ainda estou esperando as traduções do meu histórico escolar para mandá-las à escola daqui e saber quais matérias do curso para faculdade eu vou ter que fazer. Quem diria, depois de 10 anos longe de uma sala de aula como aluna, eu, trintona, eu volto a estudar. Antes tarde do que nunca!

3 comentários: