quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Entre um compromisso e outro

Ontem nós fomos assistir a um debate aqui na ilha com os candidatos a prefeito.  Mais uma vez a boa educação imperou e não houve troca de xingamentos como é comum no Brasil. Achei que foi um debate inteligente e esclarecedor. A eleição é dia 10 de setembro e os políticos querem aproveitar bem o tempo que falta para conseguir votos. Uma coisa que eu não sabia é que na Noruega não se vota em um candidato, e sim em um partido. O partido vencedor então escolhe uma pessoa que vai ser o prefeito. Quando há alianças, o governante é escolhido através de um acordo entre todos os partidos aliados. Eu já sei alguma coisa sobre os partidos políticos aqui, mas não é um assunto dos mais interessantes para se postar aqui, creio eu. Mas, comecei a me interessar mais por política aqui na Noruega, pois vê-se que há mais seriedade e muito mais honestidade. Casos de corrupção existem, claro. Semana passada o prefeito de Oslo foi acusado de sonegar o imposto de renda e manter uma conta secreta na Suíça. Sonegação de impostos aqui é um crime gravíssimo, pois todos pagam muito imposto. Eu, que já ganho pouco, pago 36% do meu salário de imposto todo mês. Tem gente que paga até 50%! Mas, voltando ao prefeito, ele renunciou ao cargo assim que o escândalo estourou. Apesar do erro que ele cometeu, pelo menos ele teve a dignidade de cair fora.

Na aula de terça a professora me mostrou um vídeo com exemplos da prova oral do Trinn 3. Eu achei que dá pra fazer sem problemas. A prova é feita em pares. Primeiro o par fala sobre algo pessoal, como hobbies por exemplo. Depois há uma discussão sobre um tema polêmico. Os candidatos cometeram alguns erros, mas a professora disse que eles passaram na prova. Eu também escrevi a redação de 150 palavras e contei como que eu aprendi norueguês. Hoje vou ver a correção.  A professora me emprestou um livro que descreve a sociedade norueguesa e o sistema político-social. Na verdade, o livro é usado para as 50 horas de curso de cultura norueguesa. Vou ler quando der tempo. 

Anteontem recebi uma carta comunicando que o curso de studiekompetanse vai começar segunda-feira. Hoje eu vou comprar os três livros de norueguês. Vou fazer somente norueguês e sociedade norueguesa, pois estou contando com a dispensa das outras matérias. E as traduções do meu histórico escolar não chegaram (péssima idéia essa de mandar traduzir no Brasil), ainda bem que deixaram eu começar mesmo assim.

Agora vou ter um intervalo de duas horas e então vou andar 1 hora e meia até a prefeitura para a aula. Depois ainda tem limpeza! Ainda bem que o final de semana está chegando e eu estou de folga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário