terça-feira, 21 de agosto de 2007

Atualização do primeiro dia de aula

Fui a pé até a prefeitura (cerca de 1 hora de casa) e cheguei uns dez minutos antes do horário da aula. Tive que perguntar onde ficava a sala e uma moça simpática me ajudou. Fiquei esperando na porta e uns cinco minutos depois, a professora abriu a porta. O nome dela é Valborg, eu a achei muito simpática e inteligente. Só havia eu de aluna no começo, então nós conversamos muito, preenchi um formulário de matrícula e ela me mostrou o livro que é usado para as aulas. É o "Klar For Norge", com o qual eu venho estudando sozinha! Eu disse que tinha estudado o livro 1 inteiro sozinha em casa e mais umas duas lições do livro 2. Ela então disse que vamos começar de onde eu parei de estudar sozinha. Perguntei se eu precisaria comprar os livros e ela disse que não. A prefeitura me emprestou o livro texto com o CD (novinho em folha, tenho que cuidar muito bem dele!) e o livro de exercícios eles me deram. Que beleza, pensei, só não estuda aqui quem não quer. Ela me disse que, se eu pretendo fazer o colegial norueguês, compensa mais eu fazer a prova de norueguês do nível 3 o mais rápido possível, assim eu não precisarei das 300 horas obrigatórias (se bem que elas passam muito rápido). Acho que vou fazer a prova em fevereiro do ano que vem, a prova de novembro está muito em cima da hora. E tenho que fazer a prova de direção, é muita coisa ao mesmo tempo.

Cerca de 15 minutos depois uma aluna chegou, mas ela veio no dia errado. A professora confundiu os horários nas cartas que ela mandou para os alunos. Ainda bem que ela não errou o meu horário. Mais tarde, três moças filipinas e uma panamenha chegaram. Elas também tinham vindo no dia errado, mas ficaram na sala e estudaram um pouco. O engraçado é que elas não trouxeram papel, caderno, nada, a professora teve que fornecer o material (mas, quando você vai a uma escola, não é automático levar papel e caneta? Esquisito...) Aí, a professora dividiu o tempo. Fizemos leitura do livro só nós duas durante uma meia hora e depois eu fui para o computador fazer exercícios do CD-rom do livro (exercícios excelentes) enquanto ela praticava com as quatro alunas.

Adorei a professora, as colegas, a sala de aula.
 A professora ensina muito bem e me deixou super confiante. Não pretendo faltar às aulas, conversei muito e senti que aprendi bastante em um só dia. Quinta-feira tem mais.

2 comentários: