sexta-feira, 20 de abril de 2007

6 meses de Noruega


Hoje, 20 de abril, faz exatamente 6 meses que aterrisei no aeroporto de Værnes, Trondheim, depois de um vôo de São Paulo para Munique, uma longa espera e outro vôo de Munique para Oslo. Parece que foi ontem que embarquei! Pensando nesta data, comecei a fazer um balanço da minha vida durante este último semestre. Semestre?! Meio ano! É quase inacreditável. Posso dizer que estou muito satisfeita com o quanto de novo eu aprendi, conheci, experimentei e desfrutei. Talvez seja muito cedo para dizer que me adaptei totalmente, pois ainda há muita coisa nova me esperando lá fora. Mas, lembro-me das conversas que tinha com meu marido, namorado na época, antes de vir para cá. E se eu não gostasse, se caísse em depressão e quisesse voltar para o Brasil? Eu morria de medo desta possibilidade. Isto também devido aos comentários terroristas de brasileiros pessimistas que já moravam por aqui. Meu namorado, na sua calma de sempre, apenas respondia que, se eu não me adaptasse, moraríamos em outro lugar, Brasil ou outro país qualquer, contanto que ficássemos juntos. Mas, isto não foi necessário. Ainda tenho muitos planos aqui na Noruega. Estou me descabelando de impaciência à espera pelo meu visto e, conseqüentemente, a vaga no curso de norueguês. Preciso começar a dirigir, pois tenho que fazer a troca da carteira no verão. Resolver estas duas pendências pode abrir-me as portas para um novo e melhor emprego. Mas, estou aqui há 6 meses, estou me esforçando para falar norueguês com todos, entendo muito, até o dialeto Trøndersk. Estou muito ansiosa, quero fazer tudo ao mesmo tempo, às vezes me desespero achando que está tudo parado na minha vida, que preciso trabalhar, ajudar meu marido, me sentir útil. Tudo bobagem. Eu achava que teria que ficar de braços cruzados 6 meses até começar a fazer alguma coisa por aqui, mas que nada. Trabalho, estudo quando posso, cuido da casa. Não sinto tédio,  pelo contrário, me falta tempo para fazer tudo o que preciso. Nada mal. Daqui a seis meses farei um novo balanço e rezo para que novas e melhores mudanças tenham acontecido.

Quarta-feira, fomos limpar um grande salão de festas e centro de convivência na ilha vizinha, Hitra. Estávamos em 7, e minha chefe levou um andaime de construção! Isto porque ela teve que lavar o teto do salão, que tem simplesmente 6 metros de altura! Ainda bem que a nova funcionária, uma russa muito simpática e que já esteve no Brasil, se ofereceu para lavar o teto junto com minha chefe, pois eu não tive coragem de subir tão alto naquele andaime. Olha a situação:

 


Foi um dia muito cansativo. Primeiro, o local era super longe daqui. Começamos às 10 hs da manhã e acabamos às 17 hs. Tive que ajudar a desmontar o andaime junto com minha chefe e a colega russa. Minha chefe me deu carona, mas tive que ir para a casa a pé metade do caminho, pois ela estava atrasadíssima para uma reunião. Estava exausta. Ontem, pelo menos tive uma folga, aproveitei para arrumar a casa e colocar tudo em dia. Também comecei a pesquisar sobre  Frøya, em breve escreverei o post.

Daqui a pouco, minha chefe vem me buscar para irmos até Skårøya, aquela ilha das fotos. Espero que não demore muito hoje. Amanhã tem limpeza no supermercado, mas é só 1 hora e meia de trabalho. Semana que vem, receberemos visita. Nossos padrinhos de casamento vêm conhecer nossa casa e ficarão aqui 2 dias. Espero que o tempo esteja bom. Por falar em tempo, dá para acreditar que hoje de manhã este era o visual lá fora?


 


É verdade. Tirei esta foto agora há pouco. A neve voltou e a primavera parece que deu um tempo. O Morten me disse que primavera é sempre assim, um dia lindo e outro frio, vento e neve. Demora um pouco para o tempo firmar e o sol se estabelecer de vez. A previsão do tempo diz que o final-de-semana será maravilhoso, vamos esperar para ver. Ah, tirei umas fotos das florzinhas que estão brotando no meu jardim, mas agora estou preocupada com elas. Será que elas sobreviveram à neve da noite passada? Um bom final-de-semana a todos e até a próxima!



 


 


 


 


 


 


 



 


 


 


 


 


 


 



 


 


 


 


 


 


 


 


 

2 comentários: