terça-feira, 27 de março de 2007

As agruras de se morar em um lugar pequeno

A semana começou com um clima formidável! A lua está linda, o nascer-do-sol está cinematográfico e o sol brilha e aquece quase o dia todo. Parece que agora posso afirmar com toda a certeza que a primavera chegou. O horário de verão norueguês começou domingo passado (o motivo do horário de verão nós não descobrimos, pois meu marido disse que não é para economizar energia elétrica, como no Brasil), então temos sol até cerca de 20:00 hs. Esta semana felizmente terei mais tempo para ficar em casa e cuidar dela. Trabalhar é bom, mas, não quando se trabalha tanto que não se tem energia para fazer nada em casa. A reforma está à todo o vapor e deveremos terminar tudo até antes da Páscoa.

Abelhuda

Admiro muito a transparência política que há na Noruega. Qualquer um pode assistir às assembléias do governo, qualquer um tem acesso à correspondência que entra e sai da prefeitura,  é publicado o quanto cada cidadão ganha durante o ano, os jornais publicam quem comprou imóveis e o quanto pagaram. E foi por causa deste último exemplo que eu concluí que a transparência pode ser demais. Durante o trabalho, uma senhora que mora aqui perto fez um comentário sobre o preço que nós dois pagamos pela nossa casa! Aliás, percebo que alguns noruegueses não têm pudor algum em falar o quanto pagaram por algo e nem de perguntar aos outros o quanto eles pagaram por algo. Sei que é cultural, mas fiquei um pouco chocada.

Os mistérios da culinária norueguesa

Há algumas semanas experimentei "fiskeboller", bolinhos (na verdade bolões) de peixe misturados com farinha de trigo e temperos cozidos em água. Deliciosos! Hoje preparei "fiskekaker", que são quase a mesma coisa, mas se parecem mais com hambúrgueres. Pensei que eles também eram para ser cozidos na água, mas meu amor me disse em cima da hora que eles devem ser fritos. Ele se esqueceu de me dizer, pois segundo ele, todo norueguês sabe que fiskekaker devem ser fritos e fiskeboller, cozidos, hehehe. Será que eu virei norueguesa e não me dei conta disso? Ah, os fiskekaker ficaram maravilhosos.

Tenho algumas fotos que preciso postar, mas não sei de apenas as publico ou se faço um vídeo. Estou com essa mania de vídeo agora, adoro! Até a próxima!

2 comentários: