terça-feira, 9 de janeiro de 2007

Acabou o "bem-bom"

Olá a todos! Depois das duas, quase três semanas de folga para as festas de final-de-ano, o ano começou aqui na Noruega. No final-de-semana eu participei do último evento natalino aqui da ilha, uma “Julemarsj”. Quando o Morten me falou sobre ela, pensei que seria uma procissão pelas redondezas com tochas e depois haveria uma reunião com comes e bebes. Mas, ao chegarmos lá, fomos informados que poderíamos dar uma voltinha pela estrada e retornar para comer e participar de sorteios. Foi bom fazer a caminhada, embora tenha achado a idéia um pouco sem-graça. Mas depois foi legal, um ambiente bem aconchegante e animado e a comida estava gostosa.


 


Ontem eu recomecei a limpar o museu, e logo de cara, tive que ir limpá-lo sozinha. Minha chefe teve que viajar às pressas e me passou a responsabilidade de fazer todo o trabalho. O problema nem foi ter que fazer o serviço sozinha, pois agora eu já me acostumei. Descobrimos que não há ônibus entre as duas ilhas no meio do dia, então eu teria que esperar meu noivo sair do trabalho, por volta das 16 hs, para me buscar e voltarmos juntos. Eu terminaria tudo às 10 hs, e então teria que ir à biblioteca e esperar 6 horas! Felizmente minha chefe deu um jeito e o marido de uma de minhas colegas foi me buscar. Quem não tem carro aqui sofre, pois é muito caro manter um ônibus e o seu respectivo motorista para transportar duas pessoas por hora, por exemplo. Comentei com meu noivo que uma solução seria a ‘van’, que é tão usada em São Paulo. É menor e custa menos aparentemente. Ele achou a idéia boa. Acho que vou até comentar com minha chefe, pois ela é membro do quadro de políticos aqui da ilha. Sim, ela é uma política que faz limpeza. Aqui quase não há diferenças de ‘status’ entre políticos e pessoas comuns. Igualzinho no Brasil, não? ;)


 


Além de ter começado a trabalhar de novo,  eu e meu noivo estamos planejando o casamento. Vai ser muito simples, pois nem eu nem ele gostamos de ser o centro das atenções e não queremos (e não podemo$) dar uma festa. Aqui o casamento na igreja tem o mesmo efeito que o casamento civil (que não é feito no cartório mas, no fórum), então resolvemos que será no fórum. É simples, rápido e não precisamos nos preocupar em ter uma roupa especial nem montar a cerimônia na igreja, com música, leituras, etc. e tal. Eu quero, sim, uma bênção na igreja, mas somente nós. Me informei sobre a lista de documentos necessários (obrigada, Érika! ;)) e eu creio que tenho tudo que preciso, pois tive que apresentar a mesma documentação para a UDI me dar o visto de noiva, que possibilitou minha entrada aqui. Já escolhemos as duas pessoas que serão nossos “forloverer”, que são quase como padrinhos. Eles assinarão um formulário atestando que somos livres para casar, mas não serão obrigados a estar presentes na cerimônia. Na cerimônia podem ser duas testemunhas diferentes.

Falando em casamento, ontem eu assisti a um documentário muito emocionante na TV. Ele contou a história de um homem que sofre de uma doença cerebral degenerativa e agora se encontra em uma cadeira de rodas e impossibilitado de fazer quase tudo e como sua
esposa cuida dele e ainda o ama muito, apesar de tudo que aconteceu com ele. Eles fizeram uma viagem à Índia para relembrar o casamento deles e rever velhos amigos e parentes. Achei lindo o modo que ela cuida dele e o trata com tanto carinho e amor. Houve uma hora que o pai dela falou: “Stakkars Ståle” (Coitado do Ståle) e ela ficou brava, não queria que ninguém o visse como um ser humano digno de pena. Uma verdadeira lição de vida àqueles (inclusive eu) que reclamam tanto de coisas ridículas.


 


Aliás, haverá vários programas muito interessantes esta semana. Hoje tem um chamado “Nybegynnere i Norge”. Pelo que eu vi, falará sobre imigrantes e como eles se adaptam à Noruega, à cultura, ao idioma. Tem até brasileiro na história. Pena que hoje à noite não estarei aqui, mas quem sabe amanhã eles reprisam. Na quarta-feira será um programa chamado “Eva og Adam”, que falará das diferenças entre homens e mulheres com muito bom humor. O apresentador é Petter Schjerven, que já fez uma série muito interessante chamada ”Typisk Norsk” (tipicamente norueguês), que virou DVD e eu ainda não tive a oportunidade de assistir, mas quero muito.


 


Termino o post parabenizando Anders Jacobsen, norueguês que no momento é o melhor em salto sobre esquis e venceu provas na Alemanha e Suíça no último final-de-semana.


 


Até a próxima e boa semana!


Na foto, o cinema que fica dentro do museu, e que eu limpo toda semana.

5 comentários: