terça-feira, 5 de dezembro de 2006

Primeiro Domingo do Advento

Olá a todos! Eu tive um final-de-semana muito corrido, nem deu para descansar. Sábado à tarde fomos à praça central da ilha assistir à "Nissemarsj", que é a procissão de crianças vestidas de Papai Noel, ou pelo menos com a touquinha, e em seguida ao acendimento das luzes da árvore de Natal oficial da kommune. Experimentei uma bebida quente deliciosa chamada "Glogg",  que lembra levemente o nosso quentão de Festa Junina. Junto com o Glogg, podemos saborear amêndoas e uvas passas, uma delícia. Após o evento, fomos ao jantar de "Avslutning" do grupo de mulheres estrangeiras. Estávamos planejando ficar somente umas 2 horas, mas estava muito agradável, acabamos ficando quase 4 horas. Conhecemos muitas estrangeiras e seus respectivos maridos, conversamos e jantamos. Havia pratos típicos noruegueses e de outras nacionalidades, entre eles o 'rolinho primavera', chinês ou asiático, matei a vontade. Aqui está uma foto da festa, repare a quantidade de pessoas!


No domingo, conforme o planejado, meus sogros e os avós maternos do Morten vieram nos visitar. Foi um dia muito agradável, eles adoraram conhecer a nossa casa e foram embora de barco para Trondheim. O pai do Morten ficou aqui e juntos nós acendemos a primeira das 4 velas roxas que simbolizam a chegada do "Advento", ou seja, a chegada de Cristo. No Brasil esta data tem importância somente para as pessoas que freqüentam a igreja, mas aqui é um acontecimento muito popular. Também penduramos a estrela do Advento na janela. Eu ainda tenho que aprender sobre as tradições natalinas daqui, é tudo muito lindo e mágico, embora eu raramente veja menções ao nascimento de Jesus. O enfoque é mais voltado à Papai Noel, árvore de Natal, etc.

Ontem eu trabalhei quase 8 horas e daqui a pouco vou trabalhar novamente. Mas, amanhã e quinta estarei livre e poderei organizar minhas coisinhas. No próximo final-de-semana iremos a Trondheim (cidade da qual eu gosto cada vez mais), por que o Morten vai se encontrar com seu melhor amigo, que mora em Oslo, mas está de passagem. Até a próxima!   


 

2 comentários: